Como posso candidatar-me a uma bolsa do programa intra-áfrica pax lusófona?

A candidatura a uma bolsa do programa intra-áfrica pode ser feita através do site do projecto, presencialmente ou por correio.

Que tipo de mobilidades estão previstas no programa?

O programa prevê 3 tipos de mobilidade:

Para obtenção de créditos académicos- Nesta modalidade o aluno frequentará disciplinas na universidade de acolhimento que serão reconhecidas na sua universidade de origem.

Para obtenção de grau académico- Nesta modalidade o aluno frequentará o curso de mestrado ou doutoramento integralmente na universidade de acolhimento. O grau académico obtido será reconhecido na universidade de origem.

Para funcionários- Nesta modalidade podem candidatar-se os professores e investigadores que sejam funcionários das universidades parceiras para que possam exercer funções junto de outra universidade parceira.

Como posso obter os formulários de candidatura?

O formulário está disponível no site no separador Candidaturas e junto de qualquer uma das universidades parceiras.

 

Nas candidaturas para obtenção de grau, preciso de me candidatar a uma Universidade da Parceria antes de me candidatar a uma bolsa Intra-África?

Não. Quando se candidata a uma bolsa Intra-África para obtenção de grau não precisa de se candidatar previamente ao curso desejado numa das Universidades da Parceria, uma vez que a candidatura a uma bolsa Intra-África também é uma candidatura ao curso que deseja.

O programa paga as minhas propinas?

Sim, mas apenas para os alunos em mobilidade para obtenção de grau. Nas mobilidades para obtenção de créditos, as propinas são pagas pelo próprio na instituição de origem.

O programa cobre a minha viagem de avião para o país onde vou estudar?

Sim. As despesas de viagem de avião, comboio ou autocarro para o país de destino estão cobertas quer na mobilidade para obtenção de créditos académicos, quer na mobilidade para obtenção de grau académico.

Existem benefícios para candidatas mulheres?

Sim. As mulheres são fortemente encorajadas a participar no programa de mobilidade. Além de receberem 1 ponto extra na avaliação da candidatura, têm benefícios monetários. Nas mobilidades superiores a 20 meses e desde que cumpram todas as suas responsabilidades académicas é-lhes atribuída uma bolsa-extra por cada ano académico completo.

Sou portador de deficiência. Sou beneficiado no processo de seleção?

Sim. Os alunos portadores de deficiência são fortemente encorajados a participar no programa de mobilidade e são beneficiados em 1 ponto no processo de seleção.

Tenho dificuldades económicas. Sou beneficiado no processo de seleção?

Sim. Os alunos com dificuldades económicas são fortemente encorajados a participar no programa de mobilidade e são beneficiados em 1 ponto no processo de seleção.

Durante a mobilidade sou beneficiário de algum seguro?

Sim. Durante a mobilidade todos os alunos e funcionários são beneficiários de um seguro pago pelo projecto.

Tirei a licenciatura/Mestrado num país europeu. Posso candidatar-me ao programa?

Sim, desde que, seja nacional e residente em qualquer um dos países elegíveis abrangidos pelo Programa e esteja inscrito/admitido numa ou ter obtido um diploma de uma instituição de ensino superior (ou equivalente) de: uma das instituições de ensino superior incluída na parceria como parceiro (incluindo a instituição proponente/coordenadora) (Grupo-alvo I); ou – uma instituição de ensino superior não incluída na parceria como parceiro, mas estabelecida num país elegível (Grupo-alvo II)

Quais são os países abrangidos pelo programa?

Os países abrangidos pelo programa são os da tabela abaixo:

Existe limite de idade para me inscrever?

Não existe qualquer limite de idade. Podem candidatar-se todos as pessoas que cumpram os requisitos da candidatura, independentemente da sua idade.

Já tive uma bolsa intra-africa de um programa anterior. Posso voltar a ter outra?

Não. As regras do programa proíbem expressamente que um aluno/funcionário de uma bolsa do programa intra africa mobility scheme ou intra-africa ACP possam beneficiar de uma outra bolsa.